Quinta-feira, 3 de Setembro de 2009

A calmaria do Sol: bonança antes da tempestade?

 

O Sol atravessa um inquietante período de acalmia. Há perto de três anos que poucas manchas e raras erupções solares surgem na superfície desta estrela imprevisível. Só no início do mês passado é que o Sol parece ter despertado com umas escassas e pequenas manchas, mas foi, literalmente, "sol de pouca dura".

O Sol apresenta ciclos de actividade de 11 anos (em média), e parece que um novo ciclo solar poderá estar a começar. No entanto, este mínimo solar está a durar mais tempo do que o previsto inicialmente. Seja como for, o mínimo mais prolongado de que se tem registo é o Mínimo de Maunder (1645-1715), que durou 70 anos. Provou-se existir uma relação entre a actividade do Sol e o clima da Terra, pois esse período coincidiu com uma Pequena Idade do Gelo, com Invernos extraordinariamente duros no Hemisfério Norte, sobretudo na Europa. Os cientistas ainda não compreendem o que motivou o Mínimo de Maunder ou exactamente como influenciou o clima da Terra. Há o receio de que o mesmo possa estar a acontecer.

O próprio vento solar nunca esteve tão fraco como agora, desde que a sua intensidade começou a ser observada, há 50 anos (aproximadamente). Baixou 20% desde meados da década de 90. O vento solar é responsável por criar a heliosfera, que envolve e protege todo o Sistema Solar dos raios cósmicos de alta energia provenientes do restante Universo. A redução da sua intensidade leva a que a heliosfera encolha e fique mais fina, facilitando a passagem dos raios cósmicos. Isto aumenta o risco das missões espaciais, ficando os astronautas mais expostos a radiações nocivas, fora da protecção da Terra.

 

O curioso é que ninguém sabe o que é que vai acontecer no Sol. Existem diversas previsões contraditórias. Uns dizem que este mínimo poderá se prolongar durante muito mais tempo e levar a uma Pequena Idade do Gelo. Outros sugerem que esta é a "bonança antes da tempestade", e que quanto mais prolongado e profundo for o mínimo solar, mais forte será o seu máximo - previsto agora para 2013 (e não 2012).

 

Se o mínimo solar tem consequências curiosas e ainda, em grande parte, desconhecidas para a Terra, o máximo solar é mais perigoso. Durante o período de actividade mais intensa do Sol, podem ocorrer violentas explosões na superfície solar e ejecções de massa coronal (CME). Se vierem em direcção à Terra, temos pouco tempo para reagir - de horas a dias. Estas explosões poderão afectar e mesmo destruir (dependendo da sua intensidade) toda a nossa rede de telecomunicações e electricidade. Isto lançaria o caos um pouco por todo o globo e poderíamos ficar durante anos sem energia eléctrica. Nem preciso de me alongar muito para vermos as profundas implicações que este evento teria na economia mundial. Seríamos forçados a mudar o nosso estilo de vida por completo... para sobreviver. Voltaríamos ao passado.

 

A magnetosfera protege-nos em grande parte destas tempestades solares, mas o curioso é que em 2003 descobriram-se grandes buracos neste escudo protector da Terra. Alguns cientistas pensam que se formos bombardeados com intensa radiação cósmica e solar, e se a Terra tiver a magnetosfera fragilizada, para além das consequências acima descritas, também poderíamos sofrer mutações no nosso DNA - nós e todos os outros seres vivos. Bom, aguardemos pelo futuro. Afinal, talvez aconteça alguma coisa em meados de 2012...

 

sinto-me:
melodia: Sleeping sun - Nightwish
publicado por LadyArwen às 11:03

link do post | Comentar | Adicionar
1 comentário:
De Alerta2012 a 21 de Outubro de 2009 às 04:26
se puder visite


http://www.alerta2012.com

tem noticias da Nasa, documentarios video, ebooks, links, e mais

Comentar post

.Pesquisar neste blog

 
QUEM SOU: Joana Martins

ASTROLOGIA: Aquário com ascendente em Caranguejo

COMO SOU: Irreverente, obstinada, polémica, mas ao mesmo tempo calma, pacífica, sonhadora...

SUMÁRIO: Uma idealista que gostaria de viver num mundo muito diferente

.A Lady Arwen...

.Posts recentes

. Momento musical...

. A comédia nas Eleições Le...

. Momento musical...

. A calmaria do Sol: bonanç...

. O número 9 e a data 9/09/...

. E se a Carolina Patrocíni...

. 11:11

. Earth song

. O mar fala de ti

. Eles falam falam...

.Biblioteca da elfa

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Dezembro 2008

. Maio 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Fevereiro 2007

.Os meus links


visitantes online

Free Site Counters
hit Counter