Segunda-feira, 15 de Dezembro de 2008

Rabaçal, Natal e outras escritas

Após alguns meses de ausência, decidir regressar à blogosfera.

Em parte, por culpa de mais uma ideia "genial" dos nossos ricos governantes: a construção dum teleférico no Rabaçal (em baixo), sendo o ponto de partida para a degradação de toda aquela área protegida, repleta por Laurissilva e diversas espécies endémicas, para além de ser um local verdadeiramente mágico e duma beleza estonteante.

 

 

Que crime perturbar um local tão único e belo. Um atentado ambiental a todos os níveis. Será este o próximo patamar do "desenvolvimento da Madeira" tão apregoado pelo Governo: desbravar as áreas que são património mundial e torná-las supostamente rentáveis para turista ver? É graças a comportamentos semelhantes que a Terra está como está, onde todos os dias perdem-se espécies e habitats, onde o futuro parece cada vez mais inseguro e sombrio, onde o aquecimento global é cada vez mais uma certeza de tempos perigosos para a vida na Terra.

 

Mas serão os turistas tão "burros" assim? Felizmente não. E acredito que muitos deles não regressem à Madeira tão cedo, se continuarmos a destruir de tal maneira as nossas verdadeiras riquezas... A seguir este ritmo, a Madeira, dentro de pouco tempo, passará a ser "uma ilha qualquer" e o Turismo irá sofrer um grave abalo, provocando mais desemprego e golpeando a economia regional. Como se já não bastasse a crise internacional, ainda temos quem ajude a cavar mais fundo...

 

Infelizmente, e para não variar, a esmagadora maioria dos madeirenses estão mais preocupados com o superficial e o acessório. Se calhar até acham "piada" à ideia de ir tomar um cafezinho ao Rabaçal daqui a algum tempo... Às tantas nem se importam com a construção do radar no Pico do Areeiro, e adoraram a areia de Marrocos na Calheta... Digo isto porque apenas 5800 pessoas assinaram a petição online (http://www.petitiononline.com/247132/petition.html) contra a construção do teleférico no Rabaçal (e muitas delas são estrangeiras). Por vezes é triste viver num meio tão fechado e onde tão poucas pessoas participam civicamente...

 

À boa moda madeirense, não falemos mais de "coisas tristes", em breve é Natal. E como tal deixo-vos com dois belíssimos vídeos bem natalícios (lololol). Divirtam-se e até a próxima!

 

 

publicado por LadyArwen às 21:13

link do post | Comentar | Adicionar
1 comentário:
De Patusca a 16 de Dezembro de 2008 às 17:03
Que bom ver-te de volta! Como estás?

Beijocas,
Patusca

Comentar post

.Pesquisar neste blog

 
QUEM SOU: Joana Martins

ASTROLOGIA: Aquário com ascendente em Caranguejo

COMO SOU: Irreverente, obstinada, polémica, mas ao mesmo tempo calma, pacífica, sonhadora...

SUMÁRIO: Uma idealista que gostaria de viver num mundo muito diferente

.A Lady Arwen...

.Posts recentes

. Momento musical...

. A comédia nas Eleições Le...

. Momento musical...

. A calmaria do Sol: bonanç...

. O número 9 e a data 9/09/...

. E se a Carolina Patrocíni...

. 11:11

. Earth song

. O mar fala de ti

. Eles falam falam...

.Biblioteca da elfa

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Dezembro 2008

. Maio 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Fevereiro 2007

.Os meus links


visitantes online

Free Site Counters
hit Counter