Quarta-feira, 4 de Julho de 2007

Uma reflexão sobre a blogosfera

A blogosfera é um autêntico mundo virtual, onde cada um cria o seu blog e escreve sobre o que quiser. Onde geram-se discussões sobre variados temas, onde grupos de pessoas em busca do mesmo objectivo unem-se e formam uma rede, onde outros preferem colocar à disposição as suas reflexões sem esperar grandes debates. Até aqui tudo bem. Mas como em tudo, não há bela sem senão.

A liberdade “virtual” permite a que muitos cibernautas escondam-se por detrás de identidades falsas, alguns para protecção ou por não quererem se expôr (o que é perfeitamente aceitável), mas também permite a que muitos cibernautas utilizem o anonimato ou pseudónimos para propositadamente provocar, criar boatos, dizer mentiras, insultar, etc., desviando a discussão e levando a reacções que muitas vezes acabam alimentando o propósito do anónimo. Liberdade sim, mas com responsabilidade, senão invade o espaço das outras pessoas e deixa de ser liberdade...

Há quem defenda o direito ao anonimato. Ok, não tenho nada contra o anonimato, desde que não seja utilizado para os fins enunciados antes. Por isso, considero natural "filtrar" os comentários. Este mundo virtual não é mais do que o espelho do mundo real, porque por detrás de cada pseudónimo e anónimo está uma pessoa de carne e osso, que utiliza esta protecção para dizer realmente o que lhe vai na cabeça, coisa que muitas vezes não faria pessoalmente por falta de coragem.

Infelizmente, e tal como no mundo real, os tiques de cada sociedade mantêm-se. Infelizmente, por estarem entranhados, com raízes bem grandes, na sociedade portuguesa “o escárnio e o mal-dizer”, nem sempre na blogosfera existe bom-senso, respeito mútuo e uma real liberdade de expressão. Porque se no mundo real esta faceta negativa é visível, na blogosfera ainda é mais.

Sinceramente, não sei o que é pior. Se a hipocrisia e a tendência de “falar pelas costas”, se a “falsa frontalidade” por detrás de pseudónimos e anonimatos. Nem quero perder tempo a avaliar isto. Penso que ainda não chegamos a um patamar onde todas as pessoas consigam acarretar a responsabilidade pelos seus actos. Penso que ainda não chegamos a um patamar onde a sinceridade, a frontalidade e a decência sejam valorizadas. Infelizmente, ainda vale a superficialidade, o julgar uma pessoa que não se conhece, o fazer juízo de valores. Não julgo conhecer uma pessoa por aquilo que escreve, apenas conheço algumas das suas ideias – e estas mudam ao longo da vida. Por isso, não quero que julguem que me conhecem pelas minhas reflexões, pela minha foto/avatar, ou sequer pelo meu nome/nick.

Limito-me a colocar aqui as minhas reflexões sobre o que considero importante, o que pode interessar a alguns. A palavra, escrita ou falada, tem muito poder e mesmo não ambicionando nada, não querendo despoletar polémicas ou incentivar acesos debates, sei que alguém vai ler o que penso e vai reflectir. Mesmo que seja apenas uma pessoa, sei que vai acontecer. 

A blogosfera é a blogosfera. O mundo real é diferente. Muito mais estimulante e enriquecedor para aqueles que são verdadeiros. A liberdade real é muito mais verdadeira do que a liberdade virtual. O respeito deve ser igualmente praticado no mundo real e no mundo virtual. Por isso, termino com uma frase que gosto muito e que já coloquei noutro post:

 

"A minha liberdade termina onde a do outro começa. "

NOTA: Quem quiser pode ouvir algumas das minhas músicas preferidas neste blog (ver leitor no topo da página). Aos poucos vou adicionar mais músicas.

publicado por LadyArwen às 15:13

link do post | Comentar | Adicionar
1 comentário:
De G V a 5 de Julho de 2007 às 16:39
Para saberes que li o teu texto e que estou de acordo com as questões nele colocadas, aliais acho que o teu blog está a melhorar muito, continua porque tens aqui uma admiradora que só agora está a descobrir este mundo imenso que é a blogosfera.
Beijinhos

Comentar post

.Pesquisar neste blog

 
QUEM SOU: Joana Martins

ASTROLOGIA: Aquário com ascendente em Caranguejo

COMO SOU: Irreverente, obstinada, polémica, mas ao mesmo tempo calma, pacífica, sonhadora...

SUMÁRIO: Uma idealista que gostaria de viver num mundo muito diferente

.A Lady Arwen...

.Posts recentes

. Momento musical...

. A comédia nas Eleições Le...

. Momento musical...

. A calmaria do Sol: bonanç...

. O número 9 e a data 9/09/...

. E se a Carolina Patrocíni...

. 11:11

. Earth song

. O mar fala de ti

. Eles falam falam...

.Biblioteca da elfa

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Dezembro 2008

. Maio 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Fevereiro 2007

.Os meus links


visitantes online

Free Site Counters
hit Counter