Quarta-feira, 27 de Junho de 2007

Um apontamento...



Alterações climáticas aceleradas... As temperaturas chegam perto dos 50 graus no Mediterrâneo, enquanto violentas tempestades assolam alguns países do centro/norte da Europa... Temperaturas muito díspares no continente Europeu... Secas e chuvas torrenciais no mesmo hemisfério, ao mesmo tempo...

Será que os cientistas preveram que iria acontecer tão rápido?!
publicado por LadyArwen às 21:10

link do post | Comentar | Adicionar
4 comentários:
De Nuite a 27 de Junho de 2007 às 21:39
Estou farta de tamanho negativismo ....
ok ...
td a gente já sabe ...
e alguém faz alguma coisa !?!?!
ai esta a questão minha cara ...
De LadyArwen a 28 de Junho de 2007 às 10:05
Sim, eu faço alguma coisa. E você faz?...

E acha que o mundo vai mudar apenas com pensamento positivo, sem fazer nada? Acha que as transformações que estão a ocorrer são meras miragens que vão embora se pensarmos positivo?

Não é negativismo, minha cara... É a realidade. É o que está a acontecer agora.
De Cláudio Torres a 28 de Junho de 2007 às 12:34
Cara Joana, não podemos confundir o aquecimento global e as alterações climácticas com este fenómeno. Seria sempre necessário comparar valores de ºC, precipitação, etc. com os de anos anteriores. Dou-te um exemplo: provavelmente já viste duas fotos de Kilimanjaro, uma com neve e outra sem neve (mais recente), ora, associam esta perda de gelo com o aquecimento global. No entanto, os que divulgaram este facto omitiram a grande deflorestação nas áreas adjacentes à montanha (provoca a diminuição da ºC, humidade). Deve-se pois a causas locais.
De LadyArwen a 28 de Junho de 2007 às 15:05
Caro Cláudio,

Claro que existem oscilações dentro de limites ditos normais, e sim nem todo o degelo é consequência do aquecimento global, assim como nem todas as alterações climáticas são consequência do aquecimento global.
A questão é que temos tido, desde há uns anos a esta parte e de seguida, os anos mais quentes da Terra, algo que nunca tinha acontecido e que provoca alterações locais e globais em todo o globo. Também não é normal nem habitual o aquecimento que temos visto na zona do Mediterrâneo. Há relativamente pouco tempo, li um estudo científico que falava nas transformações que vão ocorrer na Terra devido ao aquecimento global, e uma dessas consistia num aquecimento gradual e acentuado no Mediterrâneo, provocando mais incêndios e secas e tornando toda aquela zona praticamente insuportável no Verão. Também falava em tempestades fora de época e fora de sítio, na formação de tempestades tropicais no Atlântico, em variações mais bruscas da temperatura, etc etc.

Discordo quando diz que as alterações climaticas devem-se a causas locais. Penso que é mais do que isso que está a acontecer pois, por sua vez, as alterações locais são provocadas por algo global, certo? O que será que provoca a desflorestação, maior ou menor precipitação e perda de gelo?

Penso que, enquanto não metermos na cabeça que este problema é global, as coisas vão tender a piorar gradualmente. Sou adepta da teoria de Gaia, vejo a Terra enquanto um grande ser vivo, onde todos os seus sistemas funcionam em conjunto. Nós somos meros hospedeiros, e infelizmente não estamos a conseguir viver em simbiose com Gaia... somos mais como parasitas.

Agradeço o seu comentário porque permite debater as ideias :).

Comentar post

.Pesquisar neste blog

 
QUEM SOU: Joana Martins

ASTROLOGIA: Aquário com ascendente em Caranguejo

COMO SOU: Irreverente, obstinada, polémica, mas ao mesmo tempo calma, pacífica, sonhadora...

SUMÁRIO: Uma idealista que gostaria de viver num mundo muito diferente

.A Lady Arwen...

.Posts recentes

. Momento musical...

. A comédia nas Eleições Le...

. Momento musical...

. A calmaria do Sol: bonanç...

. O número 9 e a data 9/09/...

. E se a Carolina Patrocíni...

. 11:11

. Earth song

. O mar fala de ti

. Eles falam falam...

.Biblioteca da elfa

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Dezembro 2008

. Maio 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Fevereiro 2007

.Os meus links


visitantes online

Free Site Counters
hit Counter