Sexta-feira, 15 de Junho de 2007

Os Mistérios do Universo

Por vezes, gosto de me pôr à procura das novidades e descobertas espaciais, e cada vez mais convenço-me de que a Terra não é o único planeta habitado por seres inteligentes, que não fomos os primeiros e que o conceito de vida e de inteligência vai muito para além do que estamos habituados a ver no nosso planeta.



Vejamos algo intrigante na foto acima. Uma estrutura hexagonal no Pólo Norte de Saturno, sem explicação. Como é que existem forças, na superfície de Saturno, capazes de provocar a formação de uma estrutura em forma de hexágono nas suas camadas atmosféricas? Como é que poderão existir ventos capazes de produzir um "centro hexagonal" de nuvens e que se mantém estável há decadas?


Existe muita coisa no cosmos que escapa aos seres humanos. Até agora, levantamos apenas uma pequena pontinha do véu. São oceanos, outrora abundantes em Marte, que se "escaparam" para o Universo ainda sem uma explicação plausível. São diversas luas dos gigantes gasosos com condições exóticas, aparentemente difíceis para a vida, mas férteis em hidrocarbonetos, o que pode indicar a presença de seres, pelo menos, unicelulares. É a própria origem do Universo, cuja teoria mais popular, a do Big Bang, começa a ficar para trás. São as dimensões desconhecidas do Universo, os seus limites e o que existe para lá disso. É a matéria negra que ainda não se sabe do que é feita, mas que está lá... Isto é apenas parte do que sabemos, pois penso que agências como a NASA escondem muito mais do que divulgam...


A Humanidade ainda tem muito que percorrer para conseguir entender a dinâmica do Universo. Um ponto de partida será sempre questionar, deixar de lado a arrogância da "verdade absoluta" de algumas leis da Física que começam a ficar ultrapassadas à medida que as descobertas são feitas. Outro passo fundamental é aceitarmos que somos todos feitos de matéria do cosmos, que existe uma ligação e que tudo o que acontece à nossa volta influencia-nos e ao Universo. E ainda, tirar da cabecinha a ideia de que somos os únicos seres inteligentes em todo o Universo, se até é duvidoso catalogar algumas espécies de animais como irracionais...

Espero sinceramente que a curiosidade e a busca de respostas pelos humanos ultrapassem a sua necessidade de dominar, de consumir e de destruir. Espero estar aqui para ver o dia em que nos encontrarmos com uma civilização extraterreste, e se não for nesta vida que seja numa das próximas.
publicado por LadyArwen às 15:37

link do post | Comentar | Adicionar
4 comentários:
De Anónimo a 15 de Junho de 2007 às 19:23
Áh pois é! Mas sabe, essa prepotência cientista há já muito que foi ultrapassada. Heisenberg, com o seu princípio da incerteza, já nos demonstrou que a única verdade que poderemos conhecer é sempre relativa!
De LadyArwen a 15 de Junho de 2007 às 22:29
Sim, tem razão, e toda a sua mecânica quântica ajudou a uma maior compreensão da realidade a nível atómico. No entanto, por vezes parece-me que alguns cientistas ainda não ultrapassaram essa prepotência, ou estarei a ser subjectiva. Obrigado pelo seu comentário!
De Rapunzel a 23 de Junho de 2007 às 08:57
Olá!! N sei se inda te lembras de mim (ana-getinshape), tenho andado meio desaparecida...
Gostei mto deste teu post e concordo plenamente contigo.
Só há uma coisa, um pekeno pormenor, kuase insignificante ;)...
Como é k uma espécie como a nossa que se autoextingue, k eu saiba só nós e os Lemmings é k temos esse "dom", se pode chamar de inteligente.
Como é k uma espécie k mata a própria espécie não por uma kestão de sobrevivência mas por interesses materialistas e que diariamente desrespeita e destroi o ecossistema em k vive pode ser titulada como racional?!
Quanto ao encontro com os nossos visinhos E.T.'s, é curioso como o homem ao produzir filmes sobre o assunto, 90% (+-) titulam os E.T. como vilões k kerem exterminar a vida na terra e só uma pekena parte é k foge a essa regra, curioso, não é?
Espero k se alguma vez houver um "encontro imediato do 3º grau" seja mais pacífico do k o pintam nos filmes, e k em vez de kererem exterminar a vida na terra venham cá para tentar impedir o homem de se autodestruir e destruir o seu ecossistema, sem ter k passar pelo extermínio e peladestruição.
Gosto particularmente do filme "Missão a Marte", não sei se viste, é um pouco antigo (década de 90) mas é um dos filmes que estão nos 10% que não "pintam" os E.T como os maus da fita, gostei do filme, mas principalmente do fim, se n viste vê k vale a pena, axo k vais gostar...
Jokitas e bom fds (desculpa lá pelo "testamento" lol ;P )
De LadyArwen a 23 de Junho de 2007 às 16:10
Olá Rapunzel, bem vinda d volta! Obrigado pelo teu "testamento", adorei hehehe :).

Quanto ao filme "missão a marte", vi e gostei muito. Tambem ja li livros sobre possiveis missões a Marte e adorei. Adoro ficção cientifica, leio e vejo muitos filmes, mas há muita porcaria - tipo "dia da independência" - que descredibiliza a possibilidade de nos encontrarmos com ETs e ridiculariza o assunto. O Homem é egocêntrico e a quantidade de filmes com ETs "maus" não terá a ver com uma tentativa de formatar a mente das pessoas? Talvez já saibam da existência de ETs e utilizem a desculpa da "histeria global" para não divulgar... quem sabe? Também deve haver maus ETs, mas será que se iam dar ao trabalho de exterminar milhões de humanos e herdar um planeta já tão doente?...

Beijinhos e bom f-d-s também para ti :)

Comentar post

.Pesquisar neste blog

 
QUEM SOU: Joana Martins

ASTROLOGIA: Aquário com ascendente em Caranguejo

COMO SOU: Irreverente, obstinada, polémica, mas ao mesmo tempo calma, pacífica, sonhadora...

SUMÁRIO: Uma idealista que gostaria de viver num mundo muito diferente

.A Lady Arwen...

.Posts recentes

. Momento musical...

. A comédia nas Eleições Le...

. Momento musical...

. A calmaria do Sol: bonanç...

. O número 9 e a data 9/09/...

. E se a Carolina Patrocíni...

. 11:11

. Earth song

. O mar fala de ti

. Eles falam falam...

.Biblioteca da elfa

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Dezembro 2008

. Maio 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Fevereiro 2007

.Os meus links


visitantes online

Free Site Counters
hit Counter