Quinta-feira, 26 de Abril de 2007

Primeiro planeta habitável fora do Sistema Solar



Cientistas da Organização Européia para a Pesquisa Astronômica no Hemisfério Austral (ESO) descobriram pela primeira vez um planeta habitável fora do sistema solar, com temperaturas muito similares às da Terra. O planeta tem capacidade para armazenar água, informou nesta terça-feira a equipe da ESO, com sede na localidade alemã de Garching. O estudo será divulgado nesta quinta-feira na revista Astronomy and Astrophysics.

 

"Achamos que a temperatura dessa 'Super-Terra' oscila entre 0ºC e 40ºC, de modo que a água poderia ser líquida", assinalou Stéphane Udry, do Observatório de Genebra, por meio de um comunicado. O distante planeta fica na constelação de Libra e gira em torno da estrela Gliese 581.

 

Segundo o estudo, o planeta tem 1,5 vez o raio da Terra e uma massa cinco vezes superior à do nosso planeta. O exoplaneta, como os astrônomos definem os que não fazem parte de nosso sistema solar, é o menor já descoberto e, segundo os cientistas, realiza uma órbita completa em 13 dias. Além disso, sua distância em relação à Gliese 581 é 14 vezes menor do que a que separa a Terra do Sol, explicaram os cientistas da ESO, reforçando, no entanto, que ainda não foram encontrados indícios de água ou vida.

 

A estrela do planeta descoberto é menor, mais fria e menos luminosa do que o Sol. Por isso, o planeta se encontra em uma área habitável, ou seja, em uma região na qual a água poderia ser líquida e as temperaturas ambientais, agradáveis. Os prognósticos realizados pelos cientistas mediante o uso de diferentes modelos indicam que o planeta deve ser muito rochoso, como a Terra, ou estar coberto por oceanos, assinalou Udry.

 

"Tendo em vista sua temperatura e sua proximidade relativa (a Gliese 581 é uma das estrelas "próximas" à Terra), o planeta será, com grande probabilidade, um alvo muito importante das futuras missões espaciais que se dedicarem à busca por vida extraterrestre", disse Xavier Delfosse, da Universidade de Grenoble e membro da equipe de Udry.

 

A Gliese 581 é uma das 100 estrelas mais próximas à Terra, situada a apenas 20,5 anos-luz da constelação de Libra e com cerca de 30% da massa do Sol, explicaram os astrônomos.


Durante tanto tempo olhei para as estrelas e pensei que seria um grande desperdício de espaço se não existisse mais vida no Universo... Acredito veemente que não somos os únicos seres "inteligentes" em todo o Universo. Espero que ainda durante o meu tempo de vida tenha essa confirmação e, quiçá, que a Humanidade entre em contacto com uma civilização extraterrestre. Não me considero lunática, mas sim realista sem considerar a Terra o centro do Universo...

O futuro da raça humana passará pela expansão espacial. Se continuarmos desta maneira, vamos esgotar todos os recursos da Terra e seremos demasiados para um planeta só. A própria Terra irá arranjar meios para controlar a nossa população... A arrogância humana está a destruir o planeta. Porque não abrir um pouco os horizontes e mudar a ordem das coisas, enquanto é tempo?...

sinto-me: Estelar
publicado por LadyArwen às 16:02

link do post | Comentar | Adicionar
2 comentários:
De sarapatica a 26 de Abril de 2007 às 23:17
Sinsceramente tb acredito que possam existir outras formas de vida bem diferentes da nossa e que um dia ainda nos vão salvar, pk realmente nós estamos a esgotar as fontes da natureza, nos assassinamos o nosso planeta e não acho k estou a exagerar a falar desta forma. Por exemplo, o nosso bem mais precioso, a água, é cada vez menos e de pior qualidade. Um dia a guerra vai ser devido á água e não petróleo, não acho k vou estar cá para ver, mas acho triste. Como tal, temos que aproveitar a vida ao máximo e respeitar o nosso planeta. Muitos beijinhos e bem vinda de novo. Espero k tornes á tua assiduidade .
De buxi a 17 de Maio de 2007 às 09:33
Eu tb acredito que há mais pra além da Terra. Ainda há muito por descobrir neste enigmático Universo.

Comentar post

.Pesquisar neste blog

 
QUEM SOU: Joana Martins

ASTROLOGIA: Aquário com ascendente em Caranguejo

COMO SOU: Irreverente, obstinada, polémica, mas ao mesmo tempo calma, pacífica, sonhadora...

SUMÁRIO: Uma idealista que gostaria de viver num mundo muito diferente

.A Lady Arwen...

.Posts recentes

. Momento musical...

. A comédia nas Eleições Le...

. Momento musical...

. A calmaria do Sol: bonanç...

. O número 9 e a data 9/09/...

. E se a Carolina Patrocíni...

. 11:11

. Earth song

. O mar fala de ti

. Eles falam falam...

.Biblioteca da elfa

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Dezembro 2008

. Maio 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Fevereiro 2007

.Os meus links


visitantes online

Free Site Counters
hit Counter